Histórias de Índios

Projeto Contando Histórias de Índio

Coordenação: Daniel Munduruku

Realização: DM – PROJETOS ESPECIAIS LTDA

CNPJ: 04.354.934/0001-82

Destinatários: Crianças do Ensino Fundamental I

Local de realização: a confirmar

 

Objetivos:

São objetivos do Projeto Contando Histórias de Índio:

– Apresentar às crianças a diversidade da cultura indígena brasileira através de vivências pedagógicas orientadas e dirigidas por indígenas de diferentes povos;

– Proporcionar aprendizado prático sobre hábitos, costumes, tradição e conhecimentos dos povos indígenas brasileiros;

– Trabalhar conceitos como inclusão social, respeito à diversidade, tolerância e sociabilidade através da convivência harmoniosa entre crianças e os indígenas.

 

Justificativa:

O mundo moderno passa por uma verdadeira revolução na concepção de tolerância e respeito à diversidade cultural por conta da globalização iniciada há algumas décadas atrás e que colocou lado a lado diferentes visões de mundo.

O Brasil – que é um país continental – abriga uma diversidade sócio-cultural extremamente rica e admirável de mais de 240 povos indígenas falantes de 180 línguas e dialetos espalhados por todo o território nacional.

Infelizmente esta riqueza foi – ao longo do processo histórico brasileiro – ocultada pelos colonizadores com a intenção de depredar a riqueza natural existente no solo e subsolo de nossa terra através do massacre das vidas e do pensamento ancestral dos povos indígenas alimentado por uma generalização que escondia a diversidade étnica aqui existente.

Durante muitos séculos o sistema educacional brasileiro tratou a presença do “índio” como um ser exótico, transitório cuja existência estava fadada ao desaparecimento. Felizmente a resistência heróica destes povos contrariou esta previsão tornando-os sobreviventes deste processo. São povos que, não apenas estão vivos, mas querem dar uma contribuição importante para o futuro do povo brasileiro. No entanto, para que isto aconteça é necessário que sejam conhecidos e respeitados na sua diversidade.

 

 

 

 

 

 

A partir do ano de 2010 está em vigor a lei que obriga as escolas brasileiras a tratarem o tema da História e Cultura Indígena como conteúdo oficial para que esta separação patrocinada por uma história contada apenas pelos vencedores, possa ser reparada possibilitando que outras vozes também possam ser ouvidas.

É com este propósito que estamos propondo a realização do Projeto Contando Histórias de Índio. Entendemos que tal atividade não substitui o trabalho de sala de aula sobre o tema, mas o complementa de forma muito intensa por estar pautada na vivência e convivência com pessoas oriundas de diferentes povos indígenas brasileiros. Uma atividade assim proposta trará uma experiência única e definitiva para o aprendizado prático das crianças participantes.

Pensado para ser dinâmico e intenso, o Projeto contará com a presença de indígenas de diferentes regiões brasileiras e com comprovada atuação pedagógico-educativa capaz de fazer as crianças imergirem numa cultura que, para eles, é apenas oferecida de maneira distante e fantasiosa.

 

Metodologia:

A atividade acontecerá para grupos de 120 crianças num período de 4 horas por período (manhã e tarde)

As crianças serão divididas em grupos de 40 pessoas que receberão informações específicas num sistema de rodízio pedagógico.

Tudo acontecerá obedecendo a seguinte ordem:

1. Recepção das crianças pelo grupo de indígenas onde será feita uma apresentação pessoal (fala na língua, ritual de iniciação, dança de boas vindas)

Tempo: 30 minutos

2. Divisão em grupos e rodízio pedagógico

Tempo total: três horas

Grupo 1: Visita ao museu indígena (especialmente preparado para esta atividade que consiste em uma conversa sobre a diversidade cultural brasileira a partir das peças da cultura material indígena)

Grupo 2: Caminhada pela mata (trilha pedagógica onde um indígena irá conversando sobre a relação dos povos indígenas com a natureza);

Grupo 3: Atividade esportiva nativa (Conversa sobre a atividade física dos povos indígenas com a prática do arco e flecha e zarabatana).

3. Despedida com lanche indígena (milho, mandioca, suco natural)

 

Indígenas convidados:

 

Daniel Munduruku – Escritor, Doutorando em Educação na USP, Pará;

(http://www.danielmunduruku.com.br/)

 

 

Veja abaixo a entrevista de Daniel Munduruku sobre a Questão Indígena concedida na Estação Ecológica Colina da Serra

 

 

 

Saiba mais:

Daniel Munduruku: http://www.danielmunduruku.com.br/

Instituto Uk’a: http://www.institutouka.blogspot.com/

 

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