Projeto Contando Histórias de Índio
Coordenação: Daniel Munduruku
Realização: DM – PROJETOS ESPECIAIS LTDA
CNPJ: 04.354.934/0001-82
Destinatários: Crianças do Ensino Fundamental I
Local de realização: a confirmar
Objetivos:
São objetivos do Projeto Contando Histórias de Índio:
– Apresentar às crianças a diversidade da cultura indígena brasileira através de vivências pedagógicas orientadas e dirigidas por indígenas de diferentes povos;
– Proporcionar aprendizado prático sobre hábitos, costumes, tradição e conhecimentos dos povos indígenas brasileiros;
– Trabalhar conceitos como inclusão social, respeito à diversidade, tolerância e sociabilidade através da convivência harmoniosa entre crianças e os indígenas.
Justificativa:
O mundo moderno passa por uma verdadeira revolução na concepção de tolerância e respeito à diversidade cultural por conta da globalização iniciada há algumas décadas atrás e que colocou lado a lado diferentes visões de mundo.
O Brasil – que é um país continental – abriga uma diversidade sócio-cultural extremamente rica e admirável de mais de 240 povos indígenas falantes de 180 línguas e dialetos espalhados por todo o território nacional.
Infelizmente esta riqueza foi – ao longo do processo histórico brasileiro – ocultada pelos colonizadores com a intenção de depredar a riqueza natural existente no solo e subsolo de nossa terra através do massacre das vidas e do pensamento ancestral dos povos indígenas alimentado por uma generalização que escondia a diversidade étnica aqui existente.
Durante muitos séculos o sistema educacional brasileiro tratou a presença do “índio” como um ser exótico, transitório cuja existência estava fadada ao desaparecimento. Felizmente a resistência heróica destes povos contrariou esta previsão tornando-os sobreviventes deste processo. São povos que, não apenas estão vivos, mas querem dar uma contribuição importante para o futuro do povo brasileiro. No entanto, para que isto aconteça é necessário que sejam conhecidos e respeitados na sua diversidade.
A partir do ano de 2010 está em vigor a lei que obriga as escolas brasileiras a tratarem o tema da História e Cultura Indígena como conteúdo oficial para que esta separação patrocinada por uma história contada apenas pelos vencedores, possa ser reparada possibilitando que outras vozes também possam ser ouvidas.
É com este propósito que estamos propondo a realização do Projeto Contando Histórias de Índio. Entendemos que tal atividade não substitui o trabalho de sala de aula sobre o tema, mas o complementa de forma muito intensa por estar pautada na vivência e convivência com pessoas oriundas de diferentes povos indígenas brasileiros. Uma atividade assim proposta trará uma experiência única e definitiva para o aprendizado prático das crianças participantes.
Pensado para ser dinâmico e intenso, o Projeto contará com a presença de indígenas de diferentes regiões brasileiras e com comprovada atuação pedagógico-educativa capaz de fazer as crianças imergirem numa cultura que, para eles, é apenas oferecida de maneira distante e fantasiosa.
Metodologia:
A atividade acontecerá para grupos de 120 crianças num período de 4 horas por período (manhã e tarde)
As crianças serão divididas em grupos de 40 pessoas que receberão informações específicas num sistema de rodízio pedagógico.
Tudo acontecerá obedecendo a seguinte ordem:
1. Recepção das crianças pelo grupo de indígenas onde será feita uma apresentação pessoal (fala na língua, ritual de iniciação, dança de boas vindas)
Tempo: 30 minutos
2. Divisão em grupos e rodízio pedagógico
Tempo total: três horas
Grupo 1: Visita ao museu indígena (especialmente preparado para esta atividade que consiste em uma conversa sobre a diversidade cultural brasileira a partir das peças da cultura material indígena)
Grupo 2: Caminhada pela mata (trilha pedagógica onde um indígena irá conversando sobre a relação dos povos indígenas com a natureza);
Grupo 3: Atividade esportiva nativa (Conversa sobre a atividade física dos povos indígenas com a prática do arco e flecha e zarabatana).
3. Despedida com lanche indígena (milho, mandioca, suco natural)
Indígenas convidados:
Daniel Munduruku – Escritor, Doutorando em Educação na USP, Pará;
(http://www.danielmunduruku.com.br/)
Veja abaixo a entrevista de Daniel Munduruku sobre a Questão Indígena concedida na Estação Ecológica Colina da Serra
Saiba mais:
Daniel Munduruku: http://www.danielmunduruku.com.br/
Instituto Uk’a: http://www.institutouka.blogspot.com/