“Na sociedade indígena, educar é arrancar de dentro para fora, fazer brotar os sonhos e, às vezes, rir do mistério da vida” ( Daniel Munduruku)
Pensamos a Colina da Serra como uma Estação Ecológica e Cultural, um espaço próximo a São Paulo, com condições e infra estrutura para o desenvolvimento de projetos extra classes. Dessa forma, trabalhamos sempre focados nas necessidades específicas de cada grupo, porisso é importante a conversa prévia com a equipe pedagógica.
O trabalho extra classe ocorrerá de acordo com as necessidades, como apoio ao professor, e permitirá uma rica continuidade após a atividade.Nos projetos criados por nossa equipe, procuramos incentivar a participação e a criatividade das crianças. Porisso, a vivência e o lúdico estão sempre presentes: muita brincadeira, muito desafio, e com certeza a criança voltará para casa mais rica em experiência.
Além de trabalhos que poderão ser desenvolvidos no local pelos professores, oferecemos os seguintes projetos:
– Vida na Colina – (coordenação Marisa Finzi Foá) – Mata Atlântica, Apiário Educativo, Horta Orgânica. De uma forma participativa e lúdica, as crianças terão oportunidade de realizar uma caminhada na trilha, conhecer a vida das abelhas e lidar com a terra na horta. É importante conhecermos os projetos desenvolvidos na escola, para privilegiarmos os aspectos que tenham ligação com a atividade na escola, tornando mais rica a vivência extra classe.
– Histórias de Indio – (coordenação Daniel Munduruku) – convivência das crianças com a equipe indígena, representada por diferentes nações . Os alunos terão a oportunidade de conhecer a diversidade cultural dos povos indígenas, inclusive as diferentes línguas. Dança, brincadeiras indígenas, hora da lenda, museu indígena.
– Resgate das brincadeiras Populares (em estudo)
– Tatú Bolinha (coordenação Léia Rodrigues Nunes da Silva)